Acreditar - Transformando o sofrimento em desenvolvimento

Notícias - 29/08/17

Tenho visto nesse cenário que estamos vivendo, empreendedores que estacionaram no tempo pelo fato de insistirem em continuar com seus comportamentos diante dos negócios como sempre haviam feito, embora tivessem sido um sucesso em sua época.

Todo comportamento demonstra hábitos diferentes, cada qual com sua qualidade e um modo ideal de conduzir, mas independente da pessoa, todas buscam o mesmo objetivo, o sucesso.

Por várias vezes me pergunto “como é que se tem um comportamento de sucesso em momento de sofrimento?”.

Somos moldados a olhar os obstáculos em nossa vida de forma negativa, mas podemos entender que isso acontece para algo melhor.

Recentemente tive que enfrentar um obstáculo difícil, mas que na vida acontecem a todo o momento. A adaptação foi muito difícil para conseguir lidar.

Mas e aí? Como conseguir transformar este sofrimento em desenvolvimento?

Não importa o tamanho do sofrimento, importa é o que fazer com o que está acontecendo.

ACEITAR é muito mais brilhante do que Reprovar. Significa não questionar, confiar que o que estiver acontecendo está vindo para auxiliar no desenvolvimento.

É importante viver a realidade. Se estiver vendo algo que está parecendo doloroso, transforme a forma de ver sendo positivo. Ao observarmos em nossa volta, percebemos que estamos envolvidos na causa e não sabemos o que fazer. Mas se sairmos de cena e olharmos, veremos que tudo fica mais simples.

Lembro-me das dores emocionais, do medo e da solidão que tive que superar, mas mudar a maneira de me relacionar com o pensamento foi a solução. A primeira coisa que fiz quando venci, foi agradecer e dar valor às pequenas conquistas da vida, pois eu poderia tê-las perdido.

Aprendi a buscar oportunidades e tomar iniciativas antes de ser forçado pelas circunstancias. Agir para desenvolver com novas atitudes e habilidades.

A persistência foi fundamental diante do obstáculo. A ação repetidamente para enfrentar o desafio e assumir responsabilidade pelo desempenho necessário foi imprescindível para atingir as metas e objetivos.

Superar sacrifícios pessoais necessitou comprometimento, esforços extraordinários para completar as tarefas.

Encontrar maneiras de fazer melhor e de modo que satisfazem ou superam

padrões de excelência tornou um diferencial. Essa exigência de qualidade e eficiência é importante em qualquer transformação.

Dizem que o importante é ser feliz, na verdade, precisamos ser pessoas boas.

Se formos bons, com bons pensamentos e atitudes positivas, vamos ser felizes e fazer os outros felizes.

Depois de experimentar esse momento e tendo Know-how em desenvolvimento de pessoas, mergulhei no objetivo de criar uma palestra motivacional de um jeito fascinante, pensando em ajudar pessoas. O sofrimento aprimora o homem, e é através do sofrimento que se expõe a grandeza.

Se a vida tem um propósito, o sofrimento tem um propósito também!

(Por Marco Viana, consultor de gestão, administrador de empresa, pós-graduado/MBA em gestão de pessoas, com experiência de mais de 17 anos no desenvolvimento comportamental de equipes e implementações de sistema de gestão NBR ISO 9001).