Contato: (24) 3323.4861 / 2106.1077
Siga-nos

Facilitadores do Programa LIDER participam de encontro na ACIAP BM

Notícias - 21/02/18

A presidente da ACIAP Barra Mansa, Denyse Singulani, recebeu na tarde desta terça-feira, dia 20, dois facilitadores do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, desenvolvido pelo Sebrae/RJ na região Médio Paraíba Fluminense. O encontro também contou com a participação do presidente do CODEC BM (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa), Arivaldo Corrêa Mattos; da conselheira da Firjan, Débora Carvalho; do representante da OAB BM, Walker Vitor, e de diretores e conselheiros da Casa.

Iniciado em outubro do ano passado, o programa reúne lideranças de 12 cidades com o propósito de tornar a região mais sustentável e inovadora. A presidente da ACIAP BM representa a entidade no LIDER. “Durante os encontros do programa, são muitos assuntos a serem tratados e falta tempo para estreitar contato com os participantes. Por isso, decidimos fazer visitas pontuais para ouvir as lideranças e entender mais o cenário regional”, explicou Orestes Pacheco, um dos facilitadores do Sebrae/RJ.

“O LIDER tem o objetivo de incorporar e promover nos gestores públicos e na sociedade civil organizada uma nova visão de gestão para fortalecer as cidades como ambientes competitivos para os negócios. O tempo todo somos estimulados a criar, formular e implantar ações que tragam resultados para todo o Médio Paraíba Fluminense e não só para nossa cidade”, comentou Denyse, elogiando o programa.

Entre os assuntos debatidos no encontro esteve a questão da vocação dos municípios. O conselheiro da ACIAP BM, Marcelo Lima, destacou a importância de se estimular o setor econômico forte de cada cidade. “Dessa forma, uma cidade não disputa mercado com a outra, pelo contrário, elas acabam se complementando. Quem ganha com isso são os cidadãos”, afirmou Marcelo.

O presidente do CODEC BM defendeu que o planejamento de longo prazo, proposto pelo programa, será um fator de sucesso da iniciativa. “O planejamento de longo prazo é fundamental para o sucesso de qualquer proposta. Outro fator relevante é a troca de experiências e a possibilidade de juntarmos esforços em prol de toda a região. Não podemos só reclamar, é preciso pensar em soluções conjuntas”, disse Arivaldo, completando: “A região, de fato, será beneficiada por um desenvolvimento sustentável, respeitando as vocações regionais”.

O próximo encontro do LIDER com os participantes acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23, em Penedo, Itatiaia.

 

Créditos: Agência Dupla Criativa