Aciap-BM discute projeto de apoio à segurança

Notícias - 17/10/17

Entidade recebeu comandante do 28º BPM e vai estudar projeto de apoio à segurança apresentado pela corporação

A diretoria da Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços) de Barra Mansa recebeu na tarde desta terça-feira, dia 17, o comandante do 28º BPM (Batalhão da Polícia Militar), coronel Damião Luís Portela, e o comandante da 2ª Cia do 28º BPM, tenente Diogo Ferreira Luiz, entre outros representantes da corporação. Eles foram solicitar apoio à entidade para a manutenção das viaturas que atendem ao município.

A reunião teve por finalidade a apresentação de uma proposta feita pelo comandante do batalhão para que entidades representativas da cidade firmassem uma parceria para ajudar com insumos e na manutenção dos veículos, que estão em condições precárias devido aos problemas financeiros enfrentados pelo governo do Estado do Rio. Segundo Portela, a experiência já está sendo realizada em Volta Redonda. A Polícia Militar faria o levantamento da necessidade de insumos e peças a serem adquiridos, passaria a listagem para as entidades, que fariam a compra e, posteriormente, a doação do material solicitado.

- Agradeço a Aciap por nos receber, o que já demonstra um sinal de boa vontade. Gostaríamos de contar com esse apoio, inicialmente, nos meses de outubro, novembro, dezembro e janeiro, já que existe a promessa de normalização da situação pelo Estado a partir do início do ano que vem. Listaríamos o que é necessário comprar, não receberíamos dinheiro e sim a doação das peças e insumos. Acredito que essa transparência é muito importante, ter essa relação de forma institucional. Estaremos unindo forças num momento em que o Estado passa por essa grande crise – explicou ele.

Atualmente, segundo Portela, Barra Mansa tem 18 viaturas para atender toda a cidade e seis DPOs (Vila Nova, Santa Clara, Nove de Abril, Floriano, Rialto e Santa Rita de Cássia). No entanto, nem todos os veículos se encontram em condições para fazer os atendimentos.

O diretor da Aciap-BM, Manoel Duarte, solicitou que o pedido fosse formalizado à entidade por meio de um ofício e que vai levá-lo para avaliação e discussão na próxima reunião com toda a diretoria. No entanto, ele afirma que a entidade tem uma preocupação muito grande com a segurança na cidade e que está sempre disposta a colaborar.

- A situação está ruim para todos, em todo o país, mas não podemos deixar de colaborar. Sempre participamos na busca de soluções para os problemas que afetam a segurança, vamos levar essa proposta à avaliação da diretoria e buscar o melhor caminho para apoiar a Polícia Militar – ressaltou ele.

Outros assuntos foram tratados, como a necessidade de maior atuação do Conselho Municipal de Segurança, a possibilidade da transferência do DPO da

Vila Nova para o prédio onde atualmente funciona a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (na Rua Pinto Ribeiro, no Centro) e o fortalecimento da segurança no Centro, principalmente com a proximidade do período na área central, bem como nos outros setores do município.

“O Conselho Municipal de Segurança tem que se mostrar mais atuante. Quanto à transferência do DPO, o objetivo é centralizar logisticamente a Polícia Militar em nossa cidade, além de dar mais conforto aos policiais. E temos também essa preocupação com a segurança nesse período de fim de ano, pois o comércio funciona até mais tarde, as pessoas vão fazer compras nas ruas e precisam se sentir e estar seguras”, ressaltou Duarte.

- A ideia, ao termos toda a nossa frota em funcionamento, é justamente fortalecer o Centro, sem precisar deslocar viaturas e acabar deixando outros setores sem atendimento. Por isso é importante esse apoio que estamos solicitando nesse momento. E em relação ao Conselho de Segurança, sua atuação é muito importante, pois nos ajuda a identificar as demandas, otimizando nosso planejamento e nosso trabalho – finalizou Portela, dizendo que fará uma visita ao prédio da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior para verificar as condições para uma possível transferência.