Programa de Liderança para o Desenvolvimento Regional retoma os trabalhos

Notícias - 27/02/18

A ACIAP-BM participa do Programa Líder, sendo representada pela presidente Denyse Singulani.

O Sebrae/RJ retomou os trabalhos do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, realizando, dias 22 e 23 de fevereiro, em Penedo, o primeiro encontro do ano. Iniciado em outubro do ano passado, o LIDER já realizou quatro encontros.

Nesta fase do Programa, foram definidos os quatro eixos temáticos, educação, Tecnologia, Turismo e Mobilidade, que servirão de base para a elaboração do Plano Estratégico da Região, que deverá estar finalizado em junho. Além da formulação do Plano, o grupo também vai começar a definir as formas de articulação para sua implementação, que começará a ocorrer a partir de agosto e deverá estar finalizado em setembro de 2019.

Durante o 4º encontro, a equipe do Sebrae/RJ ainda apresentou um aplicativo que será mais uma ferramenta de integração e interação dos líderes. O APP LIDER SEBRAE estará disponível em 15 dias para o grupo e terá todo o conteúdo apresentado nos encontros, além de perfil de cada um dos participantes com contato, agenda, avisos, fotos, vídeos e chat, entre outras funcionalidades. “Será mais uma ferramenta que vai aproximar os participantes e proporcionar uma troca de informações mais ágil e rápida”, disse a coordenadora regional do Sebrae/RJ, Ana Lúcia de Araújo Lima.

O Programa LIDER é uma iniciativa do Sebrae que já vem sendo desenvolvida em 17 regiões de 12 estados brasileiros. Na região do Médio Paraíba, a primeira do estado do Rio de Janeiro a iniciar o programa, reúne 50 líderes regionais, entre prefeitosmunicipais, gestores de universidades, empresas e representantes de entidades empresariais, com a missão de pensar o desenvolvimento regional de forma mais sustentável, do ponto de vista econômico e social. Os líderes regionais representam as 12 cidades da região que aderiram ao Programa. O LIDER terá a duração de dois anos, com previsão para ser finalizado em 2019.

Ana Lúcia ressalta que o programa entra agora na fase de definição de algumas ações importantes, cujo resultado será um Plano Estratégico integrado para região. “Este trabalho vai gerar oportunidades de integração harmônica entre os representantes regionais dos setores Público, Privado e do Terceiro Setor, despertando a consciência e a motivação dos participantes na promoção do desenvolvimento sustentável. Os participantes do Programa já são líderes reconhecidos em suas cidades com a capacidade de fazer a diferença em seus territórios. Todos os municípios estão trabalhando, se dedicando e se esforçando para reduzir diferenças locais e estimular o desenvolvimento regional”, completou.

O LIDER

A metodologia do LIDER surgiu em 2008 e foi concebida pelo Sebrae Nacional para mobilizar e apoiar as lideranças para a otimização dos recursos locais, com ênfase nos pequenos negócios. O objetivo é unir as lideranças de um determinado território para discutir e planejar a região a longo prazo, promovendo a qualificação dessas lideranças para a criação, formulação e implantação de um programa de desenvolvimento regional, e seus mecanismos de sustentação.

O programa está dividido em duas fases e deve ser finalizado em 2019. A Fase 1, em andamento,  terá oito meses de trabalho, de outubro/17 a junho/18, onde já foram identificadas  a situação regional, o desenvolvimento da Liderança Empreendedora, além de outras ações. Nesta etapa o grupo se estrutura, constrói estratégias de desenvolvimento e elabora o Plano Estratégico da região. Na última fase, a partir de junho deste ano até setembro/19, o programa será institucionalizado, com monitoramento de resultados e orientação no foco das ações, ampliação do grupo e amplificação dos resultados.

O LIDER conta com projetos em andamento nas seguintes regiões:

1.    Campanha (Bagé) e Fronteira Oeste (Uruguaiana) – RS

2.    Alto Sertão (Ilhéus e Itabuna) – BA