Reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Barra Mansa discute a presença de flanelinhas no Centro

Notícias - 26/03/19

Nesta segunda-feira, 25, o Conselho Comunitário de Segurança de Barra Mansa (CCS) se reuniu para discutir a presença de manobristas que atuam irregularmente nas imediações do Jardim das Preguiças, um dos principais pontos do Centro. A reunião foi realizada na sede da ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa. O objetivo do evento foi sugerir ao Poder Público soluções para coibir a ação abusiva dos “flanelinhas”.

Estiverem presentes, além dos membros do CCS, como o presidente Bruno Paciello, Roberto Wagner de Souza, Manuel Duarte, Matheus Gattás, Leandro Amaral, Belmiro Cardoso e José Paulo Nogueira, a comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, Luciana Rodrigues; o inspetor da Guarda Municipal, S. Silva, o chefe do setor de inteligência da 90ª Delegacia de Polícia de Barra Mansa, Alexandre Ribeiro; a diretora do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, Sandra Botelho; o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-BM, Luciano Magalhães; o gerente administrativo da Secretaria Municipal de Assistência Social, Leomar Gomes; o presidente do Conselho Municipal de Associação de Moradores, Geraldo Magela.

Para o presidente do Conselho Municipal de Segurança de Barra Mansa, Bruno Paciello, a atividade dos “flanelinhas” é irregular e agrava um dos maiores problemas do município: a escassez de vagas para estacionar. “Ouvimos muitos relatos de pessoas que se sentiram coibidas com a ação dos flanelinhas, que muitas vezes é abusiva. Além disso, muitos deles vêm de outras cidades e não sabemos ao certo o histórico dessas pessoas. Entendemos como um problema de trânsito, mas também de segurança pública. Por isso, discutimos uma solução dentro da legalidade para inibir esta prática”, destacou.

Segundo o inspetor da Guarda Municipal de Barra Mansa, S. Silva, o Poder Público deve estar em sintonia para combater a prática ilegal. “O Município tem o direito de cobrar pelo estacionamento rotativo, o que seria uma boa solução para regulamentar o uso das vagas de estacionamento da cidade. A Guarda Municipal faz a sua parte, mas é preciso que haja iluminação pública, policiamento, além e ações preventivas”, afirmou.

A comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, a tenente-coronel Luciana Rodrigues, afirmou que é necessário que a população denuncie caso ocorra um agravante como ameaças  à integridade do automóvel, por exemplo. “A atividade do flanelinha, apesar de irregular, não é tipificada como crime. Por isso, situações como ameaças ou dano ao automóvel, devem ser registradas através de boletim de ocorrência para que a polícia militar possa atuar dentro da legalidade. É importante conscientizar as pessoas de formalizarem a denúncia.”, afirmou.

José Paulo Nogueira, comerciante e diretor de patrimônio da CDL-BM, (Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa), afirma que a região central próxima ao Jardim das Preguiças precisa de mais atenção do Poder Público. “A área era um dos melhores pontos comerciais de Barra Mansa. Hoje, o que vemos é um ar de abandono. Além da ação abusiva dos flanelinhas, há o uso de drogas, a má iluminação além de obras inacabadas que prejudicam a população e o comerciantes”, destacou.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Bruno Paciello, finalizou a reunião informando aos participantes que as próximas ações para buscar a solução a formalização das denúncias, o envio de ofícios à Guarda Municipal, às Polícias Militar e Civil, à Secretaria Municipal de Ordem Pública, solicitando o apoio e a ação conjunta do Poder Público.