Consultor indica setores promissores para empreender

Notícias - 03/02/20
A pergunta que todo candidato a empreendedor deve estar se fazendo nesse começo de ano é: em qual setor investir? O consultor Haroldo Matsumoto fez um checklist com opções de negócios que vão estar em alta em 2020:

- Faça você mesmo: Invista em negócios para o consumidor fazer sozinho. Com a queda da renda, economizar faz todo sentido, então tudo que possa ser feito em casa e reduzir o custo utilizando a própria mão de obra é válido. Exemplos: kits para fabricar sabonete, modelos prontos de armários e cômodas e curso de reparação residencial com ferramentas básicas.

- Negócios para desestressar o corpo e a mente: Muitas pessoas que estão empregadas estão com uma jornada de trabalho maior. Surge aí uma oportunidade de negócio para essas pessoas buscarem formas de aliviar o estresse e alta competitividade do mercado. São terapias alternativas, como reiki, shiatsu, meditação, esportes para alívio da tensão, como artes marciais, além de alimentação saudável.

- Simples e rústico: São lugares para desligar a mente. A pressão, ansiedade e, principalmente, a hiper conectividade que temos enfrentado, como estar sempre ligado nas redes sociais, levam a mente e o corpo a entrar em choque. Por isso, é preciso desapegar de tudo e buscar um oásis. Esse oásis está ligado a lugares simples que levem ao relaxamento. Pode ser um restaurante, uma cafeteria, uma pousada, qualquer negócio que remeta a essa paz e tranquilidade.

- Não ter, compartilhar: Tudo para evitar o desperdício está na moda. Existe uma grande tendência de as pessoas não utilizarem seu dinheiro para adquirir bens ou produtos caros ou que utilizem pouco. Assim, surgem as oportunidades de locação ou prestação de inúmeros serviços: carro, ferramentas, roupas, utensílios domésticos.

- Economia circular: Reciclagem, tratamento de água e recondicionamento de materiais são algumas ideias. Existe uma consciência coletiva da nossa responsabilidade com o meio ambiente. Além da legislação, que está ficando cada vez mais exigente com as empresas, o próprio consumidor decide comprar ou não da empresa se ela tiver essa responsabilidade. Por este motivo, a criação de negócios com esse foco ajuda outras empresas e se torna uma grande oportunidade.

- Recriação de pontos de distribuição: Mudou muito o deslocamento dos grandes centros de distribuição, por exemplo, em São Paulo, a região do Brás, Bom Retiro e 25 de Março estão buscando micro regiões de distribuição em outros estados e municípios. Então, o futuro empreendedor pode buscar importadores para revenda em sua região, mas fugindo de produtos que estão saturados no mercado, como por exemplo, acessórios para celular. Na prática, observe os comentários sobre os produtos nas redes sociais e procure produtos que ainda não se encontra no comércio local. Tente ser o pioneiro na região.

Fonte: Pequenas Emrpesas, Grandes Negócios