Contato: (24) 3323.4861 / 2106.1077
Siga-nos

Segurança Pública: ACIAP-BM recebe representantes do 28° BPM

Notícias - 01/06/21

Policiais destacaram importância da união de instituições para promoverem assistência social; medida é ideal para que a diminuição de roubos seja ainda maior em Barra Mansa 

 

A ACIAP-BM recebeu na noite desta segunda-feira, dia 31 de maio, representantes do 28° Batalhão da Polícia Militar. O tema do encontro foi a segurança pública no município de Barra Mansa. O subcomandante do BPM, tenente-coronel Gilvan; o comandante da 2ª Companhia, capitão Marcelo Lima Tavares; e o chefe de Operação e Instrução da P3, major Marcos, apresentaram dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) que apontam queda no número de registros de roubo de rua e a estabelecimentos comerciais na cidade.

Apesar da redução nos índices, a ACIAP-BM, através do presidente Matheus Gattás, se dispôs a contribuir para que o trabalho dos policiais seja desempenhado em melhores condições. Os representantes da PM destacaram a importância das entidades e instituições se unirem para que, juntos, atuem na assistência e promoção social, pois acreditam que tal medida contribuiria para a redução de ocorrências desse tipo.

De acordo com o tenente-coronel Gilvan, o 28° BPM efetuou na cidade, entre os dias 1° de fevereiro e 30 de maio deste ano, 183 prisões, 44 apreensões de armas e 135 ocorrências com apreensão de drogas.

“Fazendo um comparativo entre o período de 2020 e 2021, vamos observar que houve uma redução de crimes na cidade. Em relação ao furto de veículo, foram 43 no ano passado e 39 neste ano. Roubo de veículo foram 6 e depois caiu para 4. Roubo em rua também apresentou redução de 31 para 19”, detalhou o tenente-coronel.

Já o major Marcos, revelou que Barra Mansa detém de 25% a 30% das ocorrências do 28° BPM. Em primeiro lugar está a cidade de Volta Redonda, com 60% dos registros. Em terceiro, Pinheiral com a porcentagem restante – entre 5% e 10% dos casos.

“Falta efetivo em todas as cidades. Para se ter uma ideia, cada policial na de Barra Mansa é responsável por 1000 habitantes. Mesmo assim, apesar desse déficit, conseguimos reduzir o número de crimes no município”, explicou o major.

Vale lembrar que o número ideal de policiais recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de 1 para 250 habitantes.

OCORRÊNCIAS

Segundo dados do ISP, apresentados pelo major Marcos, a média mensal de alguns crimes diminuiu em Barra Mansa nos últimos anos.

- Roubo em rua: 10 em 2019; 7 em 2020; 6 em 2021.

- Roubo a estabelecimento comercial: 4 (2019); 2 (2020) e 2 (2021).

Em relação às armas apreendidas nos últimos três anos, os números são: 11 em 2021; 10 em 2021 e 10 em 2021. Apreensões de drogas foram 33 em 2019; 28 em 2020 e 32 em 2021.

“Isso demonstra que o trabalho da Polícia Militar está surtindo bons resultados. Claro que o ideal é que o número de registros seja sempre 0, mas nos empenhamos para que essa diminuição aconteça”, pontuou o major.

DEMANDAS

O comandante da 2º Cia., capitão Marcelo Tavares, revelou alguns fatores que dificultam a ação policial. “Temos um serviço de comunicação precário. A linha telefônica direta da Companhia não está funcionando, assim como as câmeras de monitoramento instaladas na cidade, que não são capazes de registrar situações de risco antes que possíveis crimes ocorram. Nossa linha 190 também passa por constantes problemas”, revelou o comandante; acrescentando:

“Há um medo em relação aos moradores em situação de rua. Muitos não são da cidade e necessitam de auxílio para serem reinseridos à sociedade, ao mercado de trabalho, ou retornarem às suas cidades, pois não são daqui. Porém, há muitos que também se aproveitam dessa situação, ou estão nessa condição apenas para cometer delitos, como furtos aos estabelecimentos comerciais. Fizemos uma abordagem a esse público nas cidades de Volta Redonda e Resende, por exemplo. Muitos aceitaram assistência, outros simplesmente sumiram dos municípios. Então, para haver promoção social desses moradores e impedimento de ocorrências que alguns cometem se passando por vulneráveis, é preciso política pública e ação conjunta com entidades e o Ministério Público”, ressaltou Marcelo Tavares.

ASSISTÊNCIA

O presidente da ACIAP-BM, Matheus Gattás, disse que a entidade vai auxiliar a PM a sanar tais demandas. “Vamos buscar resolver a questão da linha telefônica da 2ª Companhia e saber o porquê de o 190 não estar funcionando perfeitamente na cidade. Em relação aos moradores em situação de rua, acredito que é de extrema importância reinseri-los ao convívio social com dignidade. Não podemos tratar essas pessoas como animais; são seres humanos que precisam de auxílio e oportunidades. Estamos dispostos a ajudar no que for possível para que isso ocorra, no auxílio à Promoção Social. Vamos estreitar os laços com o Poder Público e com o Ministério Público para que nossas ações sejam eficazes”, enfatizou Matheus; agradecendo a presença dos representantes da PM que sempre se dispuseram a dialogar em prol de Barra Mansa.

"A união entre representantes da sociedade e forças policiais é importante para tornar a sociedade mais segura. Não podemos olhar só para os números de ocorrências, por exemplo, que até diminuíram na cidade de Barra Mansa; mas devemos sanar questões que esses dados não revelam, como necessidade de assistência e promoção social. Por isso, a comunicação entre nós é muito importante. Agindo unidos, teremos melhores resultados do que se continuarmos a trabalhar isoladamente", concluiu o comandante Marcelo Tavares.